Nem tão doce...

Nossos pensamentos são as sombras de nossos sentimentos - sempre mais obscuros, mais vazios, mais simples que estes.

quarta-feira, março 17, 2010

Onde está você agora? Além de aqui, dentro de mim... ?

O amor platônico passou a ser entendido como um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. Reveste-se de fantasias e de idealização. O objeto do amor é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem máculas. Parece que o amor platônico distancia-se da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.

Ocorre de maneira freqüente na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de aproximar-se do objeto de amor, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional.

~~xXX~~

Uma vez, dada a definição atual da expressão, vamos falar de amor. Mas não um amor qualquer, aquele que é apenas idealizado, e provavelmente fica apenas na nossa imaginação.
Quem é que nunca passou por isso? Seja com pessoas que moram longe, artistas famosos, atletas, celebridades em geral, e até mesmo personagens ficticios.
Eu mesmo farei uma confissão. Adoro animes, e todo mundo sabe disso. Tanto que quando eu era mais nova, viva fantasiando romancezinhos com os personagens. Tenho até um tipo especifico que me atrai. Traços delicados, olhos claros, fortes, com um ar sério e distante e os cabelos brancos/prateados. Não podia ver Yuei (SCC) ou Sesshoumaru (Inuyasha) que já começava a suspirar. Mas isso passou. Pelo menos eu espero. D:
Bem, voltando ao assunto... Quando o assunto é amor virtual, amor e não namoro, fico em duvida se pode se encaixar na descrição de amor platonico. Bem, se o amor virtual não vira namoro, e as duas partes não se encontram, poderia até ser. Uma vez que o amor platonico necessita da distancia para existir, mesmo que não seja fisica.
Esse negócio de amor platonico, por amigo real, é realmente complicado. Nunca sabemos se devemos ou não abrir nossos corações para o objeto de nossa afeição, pois sabemos que um não, pode estragar anos de amizade. Infelizmente.
Bem, se você já teve alguma paixão arrebatadora por um personagem ficticio ou pessoa famosa, não se desespere. De louco você não tem muita coisa. Todos nós já passamos por isso. É normal, é fase. A vida continua e você amadurece e esquece. Ai ai ai Yuei! cof, cof...
Agora se o platonico é por alguém... atingivel, por assim dizer. Pense bem. Tenha certeza que não é paixonite ou coisa do tipo antes de dar o passo errado.  

Lembre-se que um não, pode acabar com uma bela amizade, mas lembre-se também que o amor e a amizade estão a um beijo de distancia. dik

Um comentário: