Nem tão doce...

Nossos pensamentos são as sombras de nossos sentimentos - sempre mais obscuros, mais vazios, mais simples que estes.

domingo, julho 11, 2010

Pais Toxicos

Os 'pais toxicos', termo usado na psicologia são aqueles que agridem tanto fisicamente quando psicologicamente seus filho.
O termo mostra como aqueles que deveriam amar acima de tudo podem ser os algozes dos próprios filhos.
Quando a agressão vem de pessoas como o conjugue ou até um chefe é possivel pedir demissão ou divorcio. Mas se a crueldade está dentro de casa, o que fazer?
Nenhum pai ou mãe está livre de falhar, perder a paciência ou a compostura. Mas agir com perversidade ultrapassa os limites aceitáveis – de qualquer relacionamento. E a humilhação vinda daqueles a quem se ama é muito mais dolorosa.
É como se houvesse uma confirmação para a pessoa de que ela não é boa o suficiente para receber afeto. A postura dos pais tóxicos deixa graves sequelas, normalmente levadas para a vida adulta. As consequências são agressividade, dificuldade de aprendizado, rebeldia, timidez e um enorme sentimento de culpa.
Mesmo quando os pais alternam atitudes carinhosas e agressivas, o reflexo no desenvolvimento dos filhos é negativo. A criança nunca sabe o que esperar e nem como agir.
Há diferentes explicações para compreender por que esses pais agem assim. Caso uma criança tenha nascido num momento de dificuldade financeira, perda ou tristeza, eles podem criar bloqueios para a construção de uma ligação afetiva. Eles atribuem o problema à vinda do filho.
Outra hipótese é que esses pais também tenham sido maltratados na infância. Eles assimilam o que sofreram como sendo a forma de educar e passam de vítimas a agressores. E a última possibilidade é admitir que há realmente pessoas desprovidas de afeto. Mães e pais perversos existem.
A constatação coloca na berlinda o chamado amor incondicional. Esse sentimento, dizem os especialistas, é uma construção moldada de acordo com os desejos de cada um. Não é intuitivo, como defende a crença popular. 
O amor incondicional só existe se os pais desenvolveram ao longo da vida recursos para lidar com as adversidades e as mudanças. Porque um filho muda tudo.
E quem não está preparado para se doar no papel de mãe ou pai, abrindo mão de uma série de vontades, acaba considerando o nascimento da criança um estorvo. É um erro acreditar que o fato de uma mulher dar à luz faz dela naturalmente uma boa mãe.

Como identificar uma mãe ou um pai tóxico:
* Abusa fisica ou psicológicamente do filho.
* Pode agir carinhosamente em um momento e em outro ser extremamente agressivo.
* Instabilidade emocional.

Quais são as consequencias  para os filhos de pais tóxicos:

* A pessoa nunca sabe o que esperar nem como agir, vive constante estado de ansiedade e duvida.
* Acredita que a falta de afeto dos pais é culpa sua, especialmente na infancia, já que não consegue discenir que o problema não é dela.
* Com o tempo desenvolve fobias, neuroses, transtornos de ansiedade, agressividade. E quando adultos, não se consideram dignos de receber amor.
* Outra possibilidade é repetir o comportamento agressivo, e de vitima, se transformar em agressor.

* Retirada da matéria de mesmo nome, da ISTO É de 10março/2010




Bem, eu fiz esse post, por que eu passo por isso. Tenho 18 anos e me reservo ao direito de não entrar em detalhes sobre a relação com a minha mãe. 

Um comentário: